Protocolado na SEMA Programa de Monitoramento do Arroio Passo Fundo

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp



A Associação Amigos do Meio Ambiente saúda a mobilização que voltou a acontecer em torno da recuperação do Arroio Passo Fundo. No dia 31 de maio, na sede da Associação dos Moradores da São Jorge, cerca de 100 pessoas da comunidade local e de representantes do Poder Público e de organizações da sociedade civil, inclusive da AMA, debateram o assunto e se comprometeram em unir forças pela recuperação do APF.

Ainda essa semana, na quarta-feira, dia 4, foi entregue e protocolado, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), o Programa de Monitoramento da Bacia Hidrográfica do Arroio Passo Fundo, projeto elaborado pela AMA ainda em 2013, sob a coordenação do engenheiro Eduardo Raguse Quadros, em parceria com a SMAMA, a CORSAN, a Câmara de Vereadores e de entidades e empresas localizadas na Bacia do Arroio. A partir de recursos provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente, o projeto pode finalmente acontecer.

O Programa de Monitoramento prevê a identificação dos principais agentes de poluição do local a partir de coletas sistemáticas. E será o primeiro passo para a recuperação socioambiental efetiva desse corpo hídrico. O Arroio Passo Fundo é o segundo mais poluído de toda a Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, ficando atrás apenas do Arroio Dilúvio, de Porto Alegre.

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp