Tombamento da Ilha das Pedras Brancas é tema do programa Tudo Mais na TVCOM

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp
Os coordenadores da AMA Túlio Carvalho e João Bosco Ayala participaram do programa TVCOM Tudo + nessa terça-feira, 6. Em entrevista à jornalista Regina Lima, eles falaram sobre a importância do tombamento da Ilha Pedras Brancas, o histórico do local como Casa de Pólvora e presídio político durante o Regime Militar e, sobretudo, a relação de pertencimento e identidade que a comunidade de Guaíba tem com o local há décadas. “A ilha é nossa há muito tempo. Inclusive a cidade se chamava Pedras Brancas antigamente”, destacou Túlio.
As atividades e os projetos de preservação ancorados pela AMA, há mais de 20 anos, como os passeios guiados ao local, também foram destacados pelos coordenadores.
Em março de 2014, a AMA, o Movimento Pró-Cultura e o vereador Alexandre Santana Xandão formalizaram o pedido de tombamento da Ilha Pedras Brancas junto ao Governo do Estado. No final do ano passado, foi publicado no Diário Oficial do Estado, a Portaria 96 que estabelece o monumento como patrimônio ambiental, histórico e arqueológico do RS.
Também estavam presentes no programa representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS) e do Grupo teatral Oi Noiz Aqui Traveiz, que em 2011 apresentou a peça Viúvas no local.
Assista ao vídeo:

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp