Cipreste pode estar sofrendo com irrigação insuficiente

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp

cipreste-01

No dia em que realizou a eleição de sua nova diretoria, a entidade também esteve presente no Sítio Histórico para averiguar a situação do Cipreste, monumento vivo e símbolo da cidade. Há meses, a AMA chama a atenção dos órgãos ambientais do município sobre a fragilidade observada na saúde do vegetal. As suspeitas são de que a árvore não esteja absorvendo água suficiente, em função da compactação do solo em seu entorno e da impermeabilização observada nas áreas próximas, seja pelo calçamento ou asfalto.

Após levar a demanda ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMEA), a AMA está articulando junto a pesquisadores e empresas especializadas, a elaboração de um laudo que possibilite o conhecimento real da situação do Cipreste. Entre as ações de proteção que podem ser realizadas no terreno, estão a recuperação do solo e a construção de um deck de madeira em volta da árvore.

O Cipreste Farroupilha considerado Patrimônio Cultural e Histórico do Estado, tem mais de três séculos de existência. A expectativa de vida para um vegetal dessa espécie ultrapassa a mil anos.

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp