Studio AMA especial: aniversário da AMA e 50º programa

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp
StudioAMA_site-22_07_2015

Desde o dia 13 de maio, o Studio AMA, programa de rádio da entidade, passou a ser apresentado na Rádio Fraternidade, emissora localizada no bairro Columbia City. Na edição do dia 22 de julho, foi comemorado o 50º programa e os 25 anos da AMA.

Para celebrar a data, recebemos no estúdio os fundadores Flávio Klein e Bayard Fonseca, a coordenadora de Patrimônio Histórico da AMA Miriam Leão e o biólogo e membro do Conselho Fiscal da entidade Felipe Schenkel. Na oportunidade, eles relembraram os primeiros anos da AMA, as ações de limpeza ambiental e mobilização da sociedade guaibense em favor do patrimônio natural, a aproximação gradual com outras lutas, como o patrimônio histórico, além da história recente da entidade.

Flavio reforçou a importância de figuras como José Lutzenberger e Augusto Carneiro, como referências no ambientalismo do Estado. Bayard, proprietário da casa onde ocorreu a primeira reunião da entidade, destacou a importância da união de guaibenses de diferentes áreas profissionais e segmentos, naquele período, em favor de demandas que eram importantes para a cidade. Felipe, ativista da AMA há anos e pesquisador do Morro José Lutzeberger, fez referência ao potencial para o ecoturismo, uma economia limpa, que patrimônios conservados pela AMA possuem, como o próprio Morro, a Ilha das Pedras Brancas e o Sítio Histórico.

E Miriam recordou o período de aproximação entre sua família e a AMA, na metade da década de 1990, quando a luta da família Leão pela preservação da Casa Gomes Jardim e do Cipreste Farroupilha ganhou o reforço da entidade ambiental, contra a especulação imobiliária que ameaçava descaracterizar o Sítio Histórico.

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp