Arroio Passo Fundo na Escola

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp

No dia 10 de maio, a AMA realizou atividade de Educação Ambiental com crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Inácio de Quadros, abordando os problemas e as soluções para o nosso querido Arroio Passo Fundo.

A atividade fez parte da finalização do projeto do trimestre da turma, sobre o tema da água. Foram apresentados às crianças as principais causas da degradação do Arroio, tais como o desmatamento de sua mata ciliar, os resíduos de agrotóxicos da agricultura, o lançamento de efluentes industriais e de esgoto sanitário sem tratamento, o descarte de resíduos sólidos, e a urbanização descontrolada. Também se explicou que cada um (prefeitura, agricultores, empresários e população) tem que cumprir com seu papel para a recuperação ambiental do Arroio. Um dos motivos pelos quais devemos lutar pela melhora da qualidade das águas do Arroio Passo Fundo é que ele deságua no Lago Guaíba, manancial que abastece Guaíba e outras cidades como Porto Alegre e Barra do Ribeiro, por tanto, cuidando dos Arroios que alimentam o Guaíba estaremos melhorando a água que bebemos!

A criançada demonstrou muito interesse, e a maioria não conhecia o Arroio. Após a conversa foi realizada uma dança das cadeiras diferente, com perguntas e respostas sobre á água e os arroios de sua cidade, todos mostraram grande atenção e apropriação do que foi exposto.

Parabéns às crianças e à Escola Inácio de Quadros pela iniciativa! A Educação Ambiental permanente é uma das ferramentas fundamentais para alcançarmos a conservação ambiental!

Seguimos na luta pelo Arroio Passo Fundo!

 

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp