Arroio Passo Fundo

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp

O Arroio Passo Fudo, sub-bacia hidrográfica do Lago Guaíba, localiza-se, em toda a sua extensão, no município de Guaíba. Recurso natural ameaçado pela poluição há algumas décadas,a sua bacia hidrográfica conta com uma área de 78,9 quilômetros quadrados, enquanto seu curso principal apresenta uma extensão de 24 quilômetros.

As nascentes estão inseridas numa área predominantemente rural, algumas delas localizadas em terrenos de silvicultora, o que livra esse trecho de poluentes mais severos. Conforme avança, porém, em seu curso médio, o APF passa a sofrer com atividades como a agricultura e a pecuária, onde já foram encontra-

das barragens ilegais e a mata ciliar foi devastada em quase sua totalidade, provocando erosões.

Já em perímetro urbano, o Arroio passa a receber a carga de efluentes industriais e esgotos sanitários sem tratamento. Habitações irregulares e com graves condições de saneamento agravam a situação da foz do APF, agregando o problema social ao impacto de devastação da mata ciliar e depósito de resíduos sólidos em massa no local. As comunidades mais afetadas pela poluição do arroio, encontram-se na Zona Sul da cidade: os bairros São Jorge, Primavera e São Luis.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

PROJETO DE MONITORAMENTO

PROJETO DE MONITORAMENTO

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp