EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp

EcoPonto de Resíduos Eletroeletrônicos

Em 2012 a AMA, com parceria do CESMAR (Maristas de Porto Alegre) inaugurou o EcoPonto de Resíduos Eletroeletrônicos, juntamente com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Localizava-se no Parque Municipal Coelhão, no centro de Guaíba.
Nos dois primeiros anos de coleta foram arrecadados certa de 10 toneladas de resíduos, que foram devidamente recolhidos, uma vez por mês, pelos caminhões do CESMAR.

No início de 2014, como previsto no acordo do projeto, a Secretaria de Meio Ambiente assumiu o EcoPonto, que foi reinaugurado na Zona Sul de Guaíba.

Idealização e realização:
O EcoPonto da AMA baseava-se na entrega voluntária, ou seja, as pessoas levavam os resíduos, materiais e objetos até o local estabelecido. Em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal Nº 12.305/2010), o EcoPonto configurou-se numa ferramenta importante para gestão ambientalmente correta de resíduos, complementar ao serviço público de coleta e manejo, incentivando o descarte correto por parte da população e a criação de uma estrutura de logística reversa por parte dos comerciantes.

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp