Informações Turísticas

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp

GUAÍBA

logotipo PRIMAR

Guaíba é um município de 100 mil habitantes, localizado a 30km da capital do Estado, Porto Alegre. Há alguns anos, a cidade passou a intensificar sua vocação turística, valorizando os patrimônios naturais e históricos espalhados pelo seu território, como a Ilha de Pedras Brancas, o Cipreste e a Casa de Gomes Jardim. Esses últimos, renderam a Guaíba o título de Berço da Revolução Farroupilha. Por sua localização estratégica, próxima da capital, mas pertencente à Região Centro-Sul do Estado, a cidade tem se transformado em foco de grandes investimentos nos últimos anos, o que torna cada vez mais importante a reflexão sobre a busca do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação de nossas reservas naturais e nossa memória.


TRANSPORTE

Transporte Hidroviário Guaíba

CATAMARÃ – Catsul

Viagem de 20min (Capital/Guaíba – Guaíba/Capital)

Transporte HidroviárioDepois de mais de meio século suspensa, a travessia hidroviária entre Guaíba e Porto Alegre foi reativada, em outubro de 2011, pela empresa Catsul. Desde então, mais de 2 milhões de passagens foram comercializadas.
As viagens de catamarã têm duração média de 20 minutos e, além de proporcionarem um deslocamento rápido e seguro entre as duas cidades, permite a apreciação diferenciada das belezas naturais de Guaíba e Porto Alegre.
Alguns dos passeios são acompanhados da locução de um guia da empresa, que apresenta as principais atrações do trajeto.
Desde o ano passado, uma nova estação foi incluída no trajeto, além das instaladas no Centro de Guaíba e no Cais do Porto, na capital. Agora, o passageiro tem a opção de embarque e desembarque também na Zona Sul de Porto Alegre.

Horários e Valores

Transporte Intermunicipal de Guaíba

ÔNIBUS – Expresso Rio Guaíba

Viagem de 50min (Capital/Guaíba – Guaíba/Capital)

Transporte Intermunicipal A única empresa que realiza a travessia intermunicipal com Porto Alegre é a Expresso Rio Guaíba. Há dois tipos de modelos: o Semi-direto, linhas mais rápidas e mais confortáveis, porém um pouco mais caras (viagem média de 40 minutos / R$ 7,35); e o Comum, cujo trajeto é mais longo e é permitido viajar em pé (Viagem média de 50 minutos a 1h05). O ponto de partida em Porto Alegre fica na rua Carlos Chagas, no Centro da capital.

Horários e Valores

Transporte Turístico de Guaíba

JARDINEIRA

Passeio de 50min

Transporte Turístico: Passeio em ônibus turístico pelas principais atrações e monumentos históricos e naturais da cidade, a Jardineira permite o contato imediato com o que a região central da cidade tem a oferecer, logo que o visitante deixa a hidroviária.
No trajeto, são vislumbrados patrimônios naturais como o Morro José Lutzenberger, a Orla do Guaíba, a Ilha das Pedras Brancas, bem como locais de importante valor para a memória da cidade, como o Sítio Histórico, elementos da paisagem da cidade que a AMA ajudou a preservar. O passeio é acompanhado com uma guia local, que divide com os passageiros histórias e curiosidades sobre o nosso município.

Horário de funcionamento: ter: 13h30min, 14h30min, 15h30min, 16h30min / qua a sex: 10h30min, 11h30min, 13h30min, 14h30min, 15h30min, 16h30min / sáb, dom e feriados: 10h30min, 11h30min, 13h30min, 14h30min, 15h30min, 16h30min, 17h30min.

Contato: E-mail: jardineiraguaiba@hotmail.com Fone: 51 8578 2443


PONTOS TURÍSTICOS

Orla do Guaíba

ORLA DO GUAÍBA

Centro da cidade

Informações: O calçadão, conhecido como Beira, tem uma das mais belas vistas locais, composta pelo Lago Guaíba, a Ilha Pedras Brancas e os morros de Porto Alegre. O lago recebe praticantes de esportes aquáticos.
Entre eles, a Canoagem, o Stund Up Paddell e o Jet Ski. Esse último, inclusive, com etapas do Campeonato Brasileiro disputados às margens de Guaíba.
No cruzamento da Beira com a rua 14 de outubro, localiza-se o Pier municipal. Construção de madeira sobre o Lago Guaíba que permite uma integração ainda maior com a paisagem da cidade.
A orla de Guaíba também oferece um repertório interessante de opções gastronômicas.

Parque Natural Morro José Lutzenberger

PARQUE NATURAL MORRO JOSÉ LUTZENBERGER

Centro da cidade

Informações: Morro granítico, com 78 metros de altitude em seu ponto mais alto, que abriga um remanescente de Mata Atlântica (um dos biomas mais ameaçados do Brasil) de aproximadamente 25 hectares, serve de abrigo e fonte de alimento para a fauna local, contribui para a regulação do microclima e qualidade do ar urbano, possui alto valor paisagístico, além de seu valor intrínseco por simplesmente existir.

Ilha das Pedras Brancas

ILHA DAS PEDRAS BRANCAS

Lago Guaíba

Informações: Está localizada no Rio Guaíba, a 2,2 km da cidade de Guaíba e 2,5 km de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Tem 100 metros de comprimento e 60 de largura, conta com gigantescas rochas graníticas, árvores, arbustos, cactus e flores, além das ruínas da 4ª Casa de Pólvora de Porto Alegre (1857) e do presídio de segurança máxima instalado no local (1956). Em dezembro de 2014, foi publicado no Diário Oficial do Estado o tombamento da Ilha.

Praça da Juventude

PRAÇA DA JUVENTUDE

Centro da cidade – Beira

Informações: Antiga praça esportiva, hoje é mais utilizada como centro de lazer, sobretudo pelas famílias. A extensa área de gramado permite caminhadas e a presença de uma pracinha, com aparelhos destinados às crianças, garante diversão para toda a família. Até o segundo semestre, deve ser concluído o Skate Park no local, pista que atende aos quesitos da federação gaúcha da modalidade e deve atrair praticantes de todo o Estado. O local também é aproveitado para a realização de shows musicais.

Museu Carlos Nobre

MATADOURO SÃO GERALDO

Centro da cidade

Informações: A edificação remonta às primeiras décadas do século passado, no apogeu da indústria do charque no Estado. Em 1927, quando o prédio foi concluído, era considerado um dos matadouros mais modernos do Rio Grande do Sul. Propriedade da Família Link, no matadouro produziam-se charque, salame, lingüiça, graxa para uso doméstico, sebo para as fábricas de sabão, chifres, cascos e cabelos para as fábricas de pentes e pincéis, materiais eram extraídos de suínos, ovinos e bovinos. O estabelecimento foi fechado em 1972, permanece inativo até hoje, o que explica sua severa deterioração. Em 1999, foi tombado pelo município, e, em 2012, pelo Estado.

Museu Carlos Nobre

MUSEU CARLOS NOBRE

Centro da cidade

Informações: Casa onde nasceu Carlos Nobre, hoje abriga o acervo pessoal do jornalista e humorista. O prédio construído em 1908, preserva e conta a história do município.

Horário de funcionamento: seg a sex: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min
Sáb: das 13h30min às 17h

Escadaria Guaíba

ESCADARIA 14 DE OUTUBRO

Centro da cidade

Informações: Localizada na rua 14 de outubro, foi revitalizada em 2014, recebeu um painel que retrata a reunião dos líderes farroupilhas, em 1835. A escadaria conta com 147 degraus, ao chegar no Mirante você tem uma bela vista para Porto Alegre.

Escadaria Guaíba

MIRANTE 14 DE OUTUBRO

Centro da cidade

Informações: Localizada na rua 14 de outubro, foi revitalizada em 2014, recebeu um painel que retrata a reunião dos líderes farroupilhas, em 1835. A escadaria conta com 147 degraus, ao chegar no Mirante você tem uma bela vista para Porto Alegre.

Igreja Nossa Senhora do Livramento

IGREJA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Centro da cidade

Informações: O embrião da Igreja Nossa Senhora do Livramento nasceu ainda no século XIX, anos depois da ocupação das terras locais no sistema de sesmarias, após a vitória dos portugueses sobre os castelhanos. De acordo com a historiadora Miriam Leão, em 1815 foi concedida aos moradores (a casa já pertencia a Gomes Jardim, herdada da família de sua mulher, Isabel Eleonor) a construção de uma Capela, ligada à Freguesia do Nosso Senhor do Bom Jesus do Triunfo. Mais de 40 anos depois, com o aumento da população local, a capela seria elevada a Freguesia, se estabelecendo em terreno doado por Isabel Eleonor. Estava consolidado o local que abrigaria, anos depois, a Igreja Matriz da cidade, uma das principais edificações do município.

Vitrine Cultural Guaíba

VITRINE CULTURAL

Centro da cidade

Informações: Prédio localizado ao lado do Sítio Histórico, a Vitrine Cultural é um espaço destinado à divulgação e promoção das atividades culturais de Guaíba e região. As duas salas do local possuem espaços para a instalação de exposições e apresentações musicais. O espaço abriga uma mostra permanente sobre a história de Guaíba e da Revolução Farroupilha. As visitas são gratuitas e podem ser realizadas de terça a domingo, das 10h30min às 17h30min.

Casa Gomes Jardim

CASA GOMES JARDIM

Centro da cidade

Casa Gomes Jardim: Construída em fins do Século XVIII, era sede da estância das Pedras Brancas de propriedade de Gomes Jardim. Foi nesta casa que Bento Gonçalves faleceu. Localiza-se no Sítio Histórico.

Horário de Funcionamento: sáb, dom e feriados: das 10h30min às 17h / seg a sex: agendar pelo telefone 5134801159 ou 5199717796

Valor: R$ 3,00 (visita guiada)

Cispreste

CIPRESTE

Centro da cidade

Informações: Localizado no Sítio Histórico de Guaíba, no centro da cidade, o Cipreste é um monumento natural e cultural do município, presente no hino, no brasão e na bandeira da cidade. A partir da década de 1990, a árvore tornou-se o símbolo oficial de Guaíba, após intenso trabalho de preservação protagonizado pela Família Leão e pela AMA. A Lei Estadual 12.150, de 21 de setembro de 2004, declara o Cipreste Farroupilha como Patrimônio Cultural e Histórico do Estado.

Coelhão Guaíba

PARQUE MUNICIPAL COELHÃO

Centro da cidade

Informações: Principal área pública para a prática de esportes em Guaíba, o Parque Ruy Coelho Gonçalves, o Coelhão, conta com um campo de futebol, um ginásio poliesportivo e uma quadra coberta de tênis. Nos anos 1990, o local também oferecia atrações para lazer, como o zoológico municipal e uma bela área verde, hoje interditados.

Pórtico da Alegria

PÓRTICO DA ALEGRIA

Bairro Alegria – Zona Sul da Cidade

Informações: O monumento, conhecido também como Portão da Alegria, por representar o acesso ao bairro localizado na Zona Sul de Guaíba, foi erguido na década de 1940, como homenagem ao ex-prefeito Otaviano Manoel de Oliveira Jr. Atualmente, ele está protegido por barras de ferro, após dois acidentes envolvendo caminhões da Celulose Riograndense que avariaram sua estrutura. A empresa anunciou, que fará a restauração e ficará responsável pela conservação vitalícia do monumento. O pórtico deve ser entregue restaurado no final do mês de setembro 2015.

Marco Farroupilha

MARCO FARROUPILHA

Bairro Alegria – Zona Sul da Cidade

Informações: O Marco Farroupilha, inicialmente construído por restos das paredes da antiga charqueada local, foi acrescido de uma placa em bronze, mandada fazer pelo então prefeito Maurício Lessa, para lembrar o lugar de onde saíram 60 farrapos, liderados por Gomes Jardim, na noite de 19 para 20 de setembro, às 23 horas, para tomarem Porto Alegre, iniciando assim, a Revolução Farroupilha. O monumento foi construído no ano de 1935, pelos festejos ao centenário farroupilha. Mais tarde, por volta da década de 60, os restos de paredes foram substituídos pela atual estrutura em pedra granítica, a qual abriga uma placa, também em pedra, que veio substituir a antiga construída em bronze, por esta ter sido roubada do local. Localizado às margens do Lago Guaíba, no Balneário Alegria, o Marco Farroupilha fica a cerca de cinco quilômetros do Centro da cidade.

Coelhão Guaíba

BALNEÁRIO ALEGRIA

Bairro Alegria – Zona Sul da Cidade

Informações: Praia de água doce bastante visitada durante a primeira metade do século XX, o Balneário Alegria recebia, sobretudo nas estações mais quentes, turistas de Porto Alegre e de outras regiões do Estado. Com o passar dos anos, a criação da Travessia Getúlio Vargas, nos anos 1950 e a poluição cada vez mais presente no lago, o balneário perdeu o lugar de referência de décadas anteriores e teve sua orla bastante degradada. Nos últimos anos, a comunidade local vem se unindo em intervenções que buscam a ocupação e recuperação de sua beirada, que possui uma das mais belas vistas da cidade.

FacebookLinkedInGoogle+WhatsApp